sábado, 26 de abril de 2014

O Autismo

O Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como “Transtornos do Espectro Autista” (TEA). O TEA são um conjunto de manifestações que afetam o funcionamento social, a capacidade de comunicação, implicam em um padrão restrito de comportamento e geralmente vem acompanhado de deficiência intelectual.
O TEA é constituído pelo Autismo, a síndrome de Asperger e pelo transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação.


Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

  • Inabilidade para interagir socialmente: dificuldades com regras sociais, em compartilhar interesses, pouca empatia para compreender os sentimentos de outras pessoas.
  • Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos: atraso no desenvolvimento da fala, dificuldades para iniciar e manter uma conversa, suas frases podem conter poucas palavras e pode haver dificuldade em compreender a fala de outras pessoas.
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo: interesses específicos, brincadeiras sem criatividade, adesão a rotinas rígidas, presença de maneirismos motores (andar na ponta dos pés, balançar o corpo).



Como identificar?

Essas características, em geral, se manifestam nos primeiros anos de vida e a partir dos 2 anos já é possível perceber sinais mais visíveis, pois a criança começa a interagir de maneira diferenciada com seu ambiente social. Risos e choros inapropriados ou fora de contexto, pouco contato visual, dificuldade na linguagem e interação social prejudicada são alguns dos comportamentos que podem ser observados.
Obs: É importante dizer, que mesmo com as dificuldades apresentadas, as crianças com autismo são capazes de aprender. É possível desenvolver e aprimorar habilidades, assim como diminuir os comportamentos que causam prejuízos através de um programa de intervenção estruturado e desenvolvido especialmente para a necessidade de cada criança.


Fonte: http://www.grupoconduzir.com.br/autismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário